quarta-feira, 20 de maio de 2009

Aspectos Físicos do México

Relevo: O território mexicano é predominante montanhoso.O relevo é determinante no surgimento de desertos como o de Chihuahua, localizado ao norte do território. Isso porque os conjuntos montanhosos impedem que as massas de ar cheguem até o interior do território. As formações vegetais que mais se destacam são os estepes, arbustos xerófilos, savanas e florestas tropicais. Entre cadeias montanhosas encontra-se uma região de planaltos. Existe também uma planície costeira e o deserto de Sonora. Ponto culminante do país: pico de Orizaba com 5.452 m.
Clima: O clima tropical está na maior parte, mas também há o árido tropical, de montanhas. Planalto central é seco e ameno, estando os cimos das montanhas mais altas freqüentemente cobertos de neve. As terras baixas costeiras, sobretudo na metade meridional, são cálidas e úmidas.
Hidrografia: O México não conta com grandes rios navegáveis. O rio mais importante do país é o Grande do Norte. As principais bacias do México são: bacia do Atlântico, a do Pacífico e os bolsões do planalto, que são bacias interiores desprovidas de drenagem organizada.
Vegetação: Ao sul encontram-se florestas exuberantes, com árvores valiosas como o magno e o cedro vermelho. Ao norte a cobertura vegetal vai se reduzindo, se tornando desértica nas planícies de Sonora, onde ainda há cactos e plantas gramíneas (vegetação chapanal).

Um comentário: